DIGGING FOR DIVERSITY
O nosso objetivo é aprofundizar no fascinante mundo da pesquisa sobre diversidade e pontos de rupturasócioecológicos no sudoeste da Amazônia e fornecer uma visão sobre ciência e ensino interdisciplinares.
Nosso objetivo é fomentar o diálogo entre cientistas naturais e sociais, mas também entre a sociedade civil e profissionais. A pesquisa que cobrimos é realizada no âmbito do projeto de pesquisa PRODIGY, financiado pelo Ministério Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF).
Como somos um projeto internacional, os episódios são publicados em inglês, espanhol e português.
La información en espanol en la página 2
Episode 1: PRODIGY em poucas palavras
Neste primeiro episódio, convidamos a Dra. Regine Schönenberg e o Prof. Hermann Jungkunst para nos contar mais sobre de onde surgiu a ideia do projeto PRODIGY e os temas que mais interessam aos pesquisadores.
Episode 2: Ensinando a Amazônia Peruana
Neste episódio, conversamos com Ana Molina, uma pesquisadora que trabalha na e sobre a Amazônia peruana. Discutimos as narrativas que existem sobre essa região e o conhecimento local presente nela. Também ouvimos sobre suas tentativas de abrir o diálogo entre os detentores de conhecimento local e a academia.
Episode 3: Gênero e Feminismo Comunitário
Desta vez, conversamos com dois participantes do curso de pós-graduação do PRODIGY sobre feminismo comunitário (Lorena Cabnal) e teorias de gênero. Refletimos sobre as dinâmicas de poder visíveis na sociedade, como no setor de mineração, e discutimos conhecimentos alternativos e formas de ver e entender o mundo.
Episode 4: Novos compromissos e mais atrasos?
No próximo podcast, dois ex-participantes do curso PRODIGY contam suas experiências como observadores na Conferência do Clima da ONU (COP26) em Glasgow, que ocorreu em novembro de 2021. Quem são os YOUNGOS e RINGOS? Qual foi o impacto da pandemia na conferência? Quais foram os principais aprendizados da COP26? Você encontrará a resposta para essas e outras perguntas neste podcast.
Episode 5: Em outro canto de Pando: A Reserva Departamental Bruno Racua
Neste episódio, dois membros da equipe da Secretaria Departamental da Mãe Terra em Pando, Bolívia, falam sobre as competências da instituição departamental e seu papel na Reserva Departamental de Vida Silvestre Bruno Racua. Esta área protegida foi criada em 2005 e está localizada na Amazônia boliviana, no departamento de Pando. Se você quer aprender mais sobre Pando, convidamos você a ouvir esta conversa.
Episode 6: Espaços Convergentes: A Ilusória Divisão Entre o Humano e o Natural
No próximo capítulo, dois membros da Secretaria Departamental da Mãe Terra compartilham suas experiências na gestão da conservação de ecossistemas em áreas de reservas naturais, especificamente na Reserva de Vida Silvestre Bruno Racua, no departamento de Pando, Bolívia. Quais são as diferenças nos protocolos de proteção para animais domésticos e selvagens? Qual é o papel dos povos indígenas e de outras comunidades que vivem em áreas de reservas naturais? Como estão sendo desenvolvidos os programas de educação ambiental voltados para crianças? Ouça essas e outras discussões relacionadas no podcast.
Episode 7: Entre o Mar e a Floresta: Comunidades Extrativistas na Floresta Amazônica e na Costa da Baixa Califórnia, México
Conversamos com o Prof. Dr. Sergio Cruz e o Prof. Miguel Villavicencio sobre seus trabalhos com comunidades pesqueiras e coletores de pinhões no México e castanhas-do-brasil na Bolívia, respectivamente. Neste episódio, ambos ilustram suas perspectivas sobre os vínculos entre humanos e a natureza, explorando os trade-offs entre discursos conservacionistas e a lógica do benefício econômico. Como eles refletem criticamente sobre o desenvolvimento? Quais desafios enfrentam na busca por alternativas econômicas sustentáveis que perdurem ao longo do tempo e sejam uma opção viável para manter a vida digna das pessoas nas comunidades? Exploramos os desafios de construir uma educação ambiental que ofereça uma alternativa viável para as futuras gerações, bem como um ambiente sustentável para todos os seres vivos de diversos sistemas socioecológicos.
Episode 8: As Fortalezas de Ser uma Mãe Cientista
Conversamos com Yara Paula, uma mulher acreana e bióloga que estuda o fogo na Amazônia. Suas atividades científicas são enriquecidas por uma prática de diálogo com o linaje de mulheres de sua família, que abrange gerações, e com as populações da floresta amazônica.
Episode 9: Diálogos Entre Fronteiras Territoriais e Disciplinas
Conversamos com dois estudantes da Bolívia e do Peru que participaram do terceiro curso de pós-graduação online “Transformações nos Sistemas Socioecológicos no Sudoeste Amazônico”. Eles compartilharam suas impressões sobre o trabalho de campo realizado em 2022 e discutiram os desafios e as oportunidades do trabalho interdisciplinar na região MAP. Ao comparar Pando e Madre de Dios — cada um com regulamentações específicas para suas zonas de reservas naturais — suas abordagens oferecem elementos para refletir sobre a diversidade em áreas interconectadas. Concluímos refletindo sobre as práticas metodológicas que utilizaram para descolonizar as formas de aquisição e produção de conhecimento durante o trabalho de campo.
Episode 10: Um Curso como Espaço para Conhecimentos e Amizades Transfronteiriças
Conversamos com Laiane Santos, de Brasiléia, Acre, Brasil. Laiane, feminista e ativista socioambiental, compartilha sua experiência no curso Prodigy. Esta conversa destaca que um curso de aprendizado sobre processos de transformação socioecológica é mais do que apenas aprender com quem ensina: também é aprender com os próprios participantes. Pessoas como Laiane trouxeram seus conhecimentos para o curso, promovendo a valorização de diferentes tipos de saberes, bem como relacionamentos com outros participantes e com as pessoas que conheceram durante o trabalho de campo. Para Laiane, o curso foi um espaço para interagir com novos métodos de conhecimento e um lugar onde amizades foram formadas.
Episode 11: Raimundo, Líder Ambiental, Compartilha Suas Memórias Amazônicas
Este podcast explora as experiências dos seringueiros na Amazônia brasileira, através dos relatos de Raimundão, líder ambiental e morador da Reserva Extrativista Chico Mendes. Com o declínio do boom da borracha nos anos 70, revivemos a resistência coletiva das comunidades extrativistas frente ao avanço de outros usos da terra mediante a estratégia do “empate”. Além disso, exploramos a dimensão cultural dessas comunidades, através da Oração à Seringueira e da crença nos seres da floresta, cada vez menos presentes nos relatos das novas gerações. Acompanhe-nos em uma viagem sonora de coragem e luta, que nos faz lembrar que a visão da sociedade brasileira a respeito do uso do solo na Amazônia ainda está sendo negociada.